A BARRAGEM DO ARROIO DURO

A Barragem do Arroio Duro, foi inaugurada em fevereiro de 1967 pelo extinto DNOS, tem como objetivo regularizar a vazão do Arroio, drenar o Banhado do Colégio e áreas adjacentes eliminando todos os pequenos açudes integrando essas áreas ao processo produtivo.

As águas para a irrigação são armazenadas durante o inverno e distribuídas no período da safra.

Em síntese este processo constitui o “Projeto de Irrigação do Arroio Duro”, administrado pela AUD, a partir de 1992 com a extinção do DNOS.



Um espaço para lazer e entretenimento

Além da capacidade de irrigação e abastecimento de água através da Corsan, incluindo a capacidade de evitar catástrofes em inundações, a barragem é um importante ponto de lazer da comunidade.

Neste sentido a AUD faz questão de valorizar o parque da Barragem, investindo em campanhas promocionais e abrindo o espaço para a comunidade.

O sistema de comodato com outras entidades associativas permitiu que todo o complexo fosse utilizado para competições de jet ski, motonáutica, tiro ao prato e trilhas off-road de jipes. Atualmente um parquinho infantil e uma academia ao ar livre são disponibilizados aos visitantes.

Camaquenses da cidade e do interior, além de municípios vizinhos, têm se deslocado até a Barragem, nos finais de semana. O parque é uma ótima opção para lazer, descanso e também para um bom churrasco ou piquenique em família, mas é importante colaborar:

  • Não banhe-se nas águas da barragem,

  • Utilize somente as churrasqueiras de concreto já existentes,

  • Recolha seu lixo e não queime detritos eventualmente espalhados,

  • Permaneça nas áreas de melhor acesso pois as trilhas e estradas não conservadas indicam locais de preservação ambiental.

Logo WhatsApp 01PEQUENO.png